Alunos de Computação Realizam Prova do ENADE 2017

postado em 27 de nov. de 2017 13:18 por Rodolfo Carneiro Cavalcante
Alunos realizam prova do ENADE

Neste último domingo, 26/12/2017, os alunos concluintes do curso de Ciência da Computação da UFAL, Campus de Arapiraca, realizaram a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2017. O ENADE é um instrumento utilizado pelo Ministério da Educação para avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos concluíntes, sendo condição indispensável para a emissão do diploma. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Neste ano, os alunos de cursos do Ciclo II, no qual o curso de Ciência da Computação está inserido, fizeram a prova. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 537.407 estudantes do ensino superior estão inscritos no ENADE 2017. Em nota, o Inep informa que "os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são os insumos para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)".

O atual e o ex-coordenador do curso de Ciência da Computação, Rodolfo e Elthon, respectivamente, que estiveram diretamente envolvidos com a inscrição e acompanhamento dos alunos durante esse processo, estiveram no local de prova antes do fechamento dos portões para dar apoio aos alunos concluintes. Segundo o professor Elthon, desde o comeco do ano de 2017 os alunos estiveram empenhados e comprometidos com todo o processo do ENADE. Ainda segundo Elthon, no dia da prova estava evidente a empolgação dos alunos em estar participando desse momento tão importante e em fazer uma boa prova, de modo contribuir com a melhoria do conceito do curso.