Resultado da avaliação dos docentes e da infraestrutura do campus

postado em 1 de abr. de 2011 10:09 por Mario Hozano
No período de 02/03/2011 à 24/03/2011 o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Ciência da Computação disponibilizou um formulário para que os alunos do curso pudessem avaliar seus docentes, bem como a infraestrutura do Campus Arapiraca. Após inúmeras submissões indicando pontos fortes e fracos, o NDE compilou os dados e vem, através deste, divulgar os resultados da avaliação, que foram divididos em 3 partes:
  1. Avaliação dos Docentes: onde os alunos avaliaram os professores, entre outras coisas, pontos sobre pontualidade, assiduidade, embasamento teórico, interação aluno-professor e o bom uso de recursos que favoreçam o processo de aprendizagem dos alunos;
  2. Avaliação da Infraestrutura: onde os alunos avaliaram a infraestrutura e os serviços pela cantina, biblioteca, laboratórios de computação, salas de aula, banheiros, áreas de convivência e estruturas de acessibilidade;
  3. Autoavaliação dos Alunos: onde os alunos que responderam a pesquisa se autoavaliaram indicando pontos assiduidade, pontualidade, motivação para buscar conteúdos extra-classe etc.
Desde já, o NDE do curso de Computação agradece aos alunos que submeteram suas críticas que servirão como base para as ações de melhoramento do curso.

1. Avaliação dos Docentes

Esta avaliação foi realizada através de 8 questões que avaliavam o professor e uma última questão em que os alunos poderiam indicar uma avaliação geral do docente. Estas questões avaliavam os professores a partir das seguintes perguntas:
  • Q1: Ele está presente no horário correto?
  • Q2: Ele está presente todos os dias de aula? Quando falta, justifica e repõe as aulas?
  • Q3: A interação professor-aluno favorece o ensino-aprendizagem?
  • Q4: Transmite o conteúdo da disciplina com clareza em sua apresentação?
  • Q5: Demonstra domínio do conteúdo da disciplina?
  • Q6: Motiva o aluno na realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão?
  • Q7: Utiliza recursos (sala de vídeo, projetor digital, outros) adequadamente?
  • Q8: O professor possui horário de atendimento e está sempre acessível ao aluno?
  • Q9: Qual a avaliação geral do docente?
As questões poderiam ser respondidas objetivamente com uma das seguintes alternativas:
  5. Não tive aula com ele
A seguir estão as avaliações para cada professor.

2. Avaliação da Infraestrutura

Esta avaliação foi realizada através de 7 questões que analisavam a infraestrutura e os serviços oferecidos pelo campus Arapiraca. As questões perguntavam sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelos seguintes espaços:
  • Cantina
  • Áreas de Convivência
  • Salas de Aula
  • Banheiros
  • Laboratórios de Informática
  • Estruturas de Acessibilidade
  5. Não conheço
O gráfico a seguir apresenta as avaliações para cada um destes espaços.

3. Autoavaliação dos Alunos

Esta avaliação foi realizada através de 5 questões que permitiam que os alunos que responderam a pesquisa se autoavaliassem, permitindo uma análise do perfil do aluno do curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca. Tais questões abordavam os seguintes aspectos sobre o aluno que respondeu à pesquisa:
  • Considera que possuía o embasamento necessário para as disciplinas cursadas?
  • Estuda e faz as atividades (trabalho, leituras, etc) exigidas na disciplina?
  • Pesquisa fontes adicionais para os conteúdos estudados em sala?
  • Está presente em todas as aulas?
  • Está sempre presente no horário correto?
  4. Sim/Ótimo
O gráfico abaixo apresenta o resultado desta avaliação.