UFAL-Arapiraca vence o prêmio Empreenda Santander 2K17

postado em 9 de nov. de 2017 12:51 por Mario Hozano   [ 9 de nov. de 2017 12:54 atualizado‎(s)‎ ]
No dia 07/11 o Banco Santander anunciou os vencedores do programa Empreenda Santander 2K17. O programa prevê a participação de universidades para apoiar negócios em três perfis: universitários, startups e microempreendedores. O foco é fomentar a cultura empreendedora, apoiar seus autores na viabilização de suas ideias, e consequentemente prosperar seus negócios.

Concorrendo na categoria Microempreendedores, o projeto vencedor foi liderado pelo Prof. Mário Hozano, que elaborou um projeto de capacitação juntamente com o professor Hérmani Magalhães (UFAL-Sertão) para apoiar os negócios de 5 Micro Empreendedores Individuais (MEIs), que atuam nos municípios de Arapiraca e São Sebastião. Como prêmio, o Santander irá dedicar um valor de R$ 50.000,00 para a execução do projeto nos próximos 6 meses.

O anúncio dos vencedores ocorreu em uma cerimônia no Teatro Santander, em São Paulo, que contou com o presidente do banco e outras autoridades.

Sobre os MEIs

O público-alvo deste plano de capacitação inclui 5 microempreendedores que foram selecionados na segunda etapa prevista no edital. Os negócios conduzidos por estes microempreendedores são conduzidos em Arapiraca e São Sebastião. Os selecionados foram:

- Rafaela Félix Araujo de Brito (Espaço Rafa Félix - Arapiraca)
- Nathamyres dos Santos Rodrigues Silva (Espaço Bela Mulher - Arapiraca)
- Ana Carolina Araújo Magalhães (Mercadinho do Silvânio - Arapiraca)
- Dayane Maria dos Santos (Neto Rações - São Sebastião)
- Ylana Louise Costa Souza (Ylana Personalizados - Arapiraca)

Empreendedorismo no interior de Alagoas

Os professores Mário Hozano e Hérmani Magalhães vêm trabalhando para fomentar e aumentar a efetividade da cultura do empreendedorismo inovador no interior, desde 2013. Entre outras ações destacam-se:
- 1 edição do ‘Avant - Competição de ideias inovadoras’, em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), (entre março e julho de 2017). Foram apoiados 100 pessoas (alunos/técnicos/professores)
- 5 edições do Startup Weekend (entre 2014 e 2016, em 4 municípios do agreste e sertão alagoano): participação de 500 pessoas
- 5 seminários ‘Pontapé - Toda grande ideia precisa de um!’, para disseminar o empreendedorismo em instituições de ensino técnico e superior (entre 2013 e 2015). participação de 600 pessoas ao todo;
- 1 convênio com a Endeavor (SP) para aplicar o curso ‘Bota pra Fazer’: foram capacitados 1.850 alunos (entre 2013 e 2014);
- 1 projeto em parceria com a Aliança Empreendedora (PR): foram apoiados 150  jovens e Microempreendedores Individuais (MEIs) por meio do projeto ‘Geração Empreendedora’ (entre 2014 e 2015).

Registros

Abaixo seguem algumas fotos da equipe e da cerimônia de premiação. A transmissão da cerimônia foi realizada pelo facebook e a premiação da UFAL-Arapiraca ocorreu aos 32:00 min. do vídeo: https://www.facebook.com/SantanderUniversidades/videos/1464447756985522/?permPage=1