Homologações para Apresentação

2017.2

Nome: Matheus Barbosa de Oliveira Silva

Orientador: Tércio Morais; Matheus Torquato

Título: Mecanismo autônomo de monitoramento e análise para nuvem

Data da apresentação: 25/05/2018, horário a definir.

Banca: Elthon Allex da Silva Oliveira; Patrick Henrique Brito

Resumo: A computação em nuvem tem sido muito utilizada nos últimos tempos, tendo sido aplicada em larga escala para resolução de problemas da indústria e da academia. Visando melhorar o desempenho e confiabilidade das aplicações que são hospedadas na nuvem é necessário utilizar mecanismos de monitoramento de utilização de recursos computacionais. A partir da análise dos dados recebidos do monitoramento é possível elaborar mecanismos e políticas para evitar possíveis problemas com a oscilação de carga de trabalho (por exemplo: quantidade de requisições enviadas a um servidor Web). No entanto, diversos estudos tem suas soluções concentradas no monitoramento e análise de recursos da infraestrutura, negligenciando o comportamento de aplicativos que são executadas no topo das VMs. Além disso, as ferramentas de monitoramento comumente utilizadas adotam uma abordagem centralizada, onde os processos de monitoramento ficam concentrados em uma máquina física apenas. Isso leva a perceber que as informações do monitoramento não são precisas e que esse monitoramento pode gerar gargalo na aplicação por ter um processo de monitoramento pesado, prejudicando assim o desempenho da aplicação. Com isso em mente, esse trabalho descreve a criação e implementação de uma solução que consegue distribuir a carga de trabalho do monitoramento e também monitorar tanto a infraestrutura quanto a aplicação nas VMs. Um dos objetivos da ferramenta DMA é evitar que o monitoramento gere gargalo de desempenho e atrapalhe a execução da aplicação. Além disso, a ferramenta DMA se utiliza de dados oriundos dos elementos de CPU, memória, rede e tempo de resposta da nuvem, possibilitando assim uma análise distribuída mais precisa. Para verificar a validade da ferramenta proposta, testes foram realizados obedecendo os seguintes cenários: Planejamento de capacidade, no qual foi possível observar o limite da ferramenta DMA, utilizando o teste de estresse; Carga de trabalho crescente de forma gradativa, que mostra de qual forma a ferramenta DMA responde em casos com um aumento gradativo na carga de trabalho; No terceiro cenário foi simulado um pico repentino seguido de uma queda repentina na carga de trabalho. E no último cenário foi realizada uma simulação onde existe um pico repentino na carga de trabalho, porém esse pico é mantido. Ao final foi possível notar que a ferramente funcionou corretamente em todos os cenários testados, além de perceber que, mesmo com grandes requisições, o uso da ferramenta DMA não prejudicou o desempenho das aplicações.

 

============================================================================


Nome: Handerson Muller Ferro de Souza

Orientador: Prof. Dr. Elthon Allex da Silva Oliveira

Título: Proposta de algoritmo eficiente para validação de soluções para o problema das N-Rainhas

Data da Apresentação: 30/05/2018, horário a definir.

Banca Examinadora: Elthon Allex da Silva Oliveira; Rodolfo Carneiro Cavalcante

Resumo: O problema das N-rainhas é um problema clássico da computação e tomou significativa importância ao ser demonstrado como um problema da classe NP-Completo. A partir de sua formulação em 1850, muitas técnicas foram desenvolvidas para sua resolução, desde as mais abruptas (como Força-Bruta e Backtracking) até as mais sofisticadas (como redes neurais e programação por inteiros). O presente trabalho apresenta um novo algoritmo para o problema, observando-o por outra perspectiva: a de validar soluções (ou conjuntos de dados) pré-existentes que podem ter as características de uma solução válida para as N-Rainhas.

============================================================================

Nome: Diogo Cabral da Silva

Orientador: Rômulo Nunes de Oliveira

Título: Sistema para gerenciamento de solicitações de ordem de serviço para a Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Data da Apresentação: 30/05/2018, horário a definir.

Banca Examinadora: a definir.

Resumo: Desde o início do processo de interiorização e abertura do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2006, que sua infraestrutura encontra-se em expansão. Com isso o processo de troca de informações e execução de serviços de infraestrutura tem ficado cada vez mais complexo, dificultando o trabalho na Coordenadoria de Infraestrutura (COINFRA) do campus. Diante disso, o uso de sistemas de informação informatizados torna-se imprescindível à administração do setor, que utiliza-se de tecnologias não integradas e não oficialmente adotadas pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Campus que podem sofrer por falta de segurança e confiabilidade tornando o trabalho mais redundante e repetitivo. Este trabalho apresenta um módulo para o gerenciamento das solicitações de ordem de serviço realizadas à COINFRA dentro do Campus Arapiraca, com o objetivo de automatizar o processo de gerenciamento de solicitações e a comunicação entre as partes envolvidas. O módulo será disponibilizado ao NTI e ao setor como parte do atual Sistema Integrado de Gestão (SIG) utilizado no Campus, o “Universidade Digital” (UD).

============================================================================

NomeJeillysson Ivens Luan Pereira de Oliveira.

Orientador: Patrick H. S. Brito.

Título: Uma Ferramenta para Orientação espacial das pessoas surdas em Ambientes Fechados

e Abertos.

Data da Apresentação: 30/05/2018, horário a definir

Banca Examinadora: a definir

Resumo: A Comunicação é uma necessidade básica do ser humano e é um pré-requisito para a realização de inúmeras outras atividades importantes para a experiência humana. O ingresso do aluno com necessidades educacionais especiais nas universidades tem aumentado nos últimos anos, mas ainda há muito trabalho a ser realizado para que a inclusão desses alunos se concretize. No Contexto específico das pessoas surdas, o déficit de comunicação é o que provoca uma grande exclusão social. Este trabalho tem como foco o desenvolvimento de um ferramenta que ajudará as pessoas surdas a ter uma orientação espacial direcionada, semelhante a um dispositivo GPS, como exemplos em universidades, hospitais e outros, a fim de contribuir com a inclusão social desses indivíduos na sociedade ouvinte.

=============================================================================

Nome: Marielson dos Santos Souza

Orientador: Alexandre Paes dos Santos

Título: Análise de Ferramentas voltadas para o Ensino de Lógica de Programação para Crianças no contexto da Gamificação.

Data da Apresentação: 30/05/2018, horário a definir.

Banca Examinadora: Alexandre Paes dos Santos, Ricardo Alexandre Afonso e Alexandre de Andrade Barbosa.

Resumo:

O ensino de programação para crianças já é uma realidade em alguns países desenvolvidos como Austrália e Reino Unido. No Brasil, essa questão é fonte de inúmeros debates cujas discussões vêm ganhando um espaço no meio acadêmico e no âmbito da comunicação de maneira geral. Muitos profissionais da área da educação argumentam que o ensino de programação para crianças pode desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e o trabalho em equipe, estimular a criatividade, auxiliar na resolução de problemas, dentre outros benefícios. Para pessoas desta faixa etária, o manuseio de dispositivos é bastante comum, e o fazem com facilidade. Entretanto, o processo de aprendizado de programação pode ser complicado, levando a uma falta de interesse por parte dos alunos. O uso de técnicas de Gamificação surgem como uma das soluções para o problema de tornar este aprendizado mais simples e dinâmico. Gamificação é definida como o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos com o objetivo de melhorar o aprendizado e também motivar e engajar indivíduos a resolver problemas. Com isso, neste trabalho serão apresentados e analisados aplicativos educativos de ensino da Lógica de Programação para crianças, tendo como base a Gamificação e suas técnicas.

=============================================================================

Nome: Pedro Bandeira Milfont

Orientador: Tércio Morais

Título: Mecanismo de Gerenciamento Autônomo de Elasticidade para Aplicações Distribuídas no OpenNebula

Data da Apresentação: 25/05/2018, horário a definir.

Banca Examinadora: Elthon Allex, Patrick Henrique

Resumo:

A computação em nuvem tem cada vez mais atraído a atenção da academia e do mercado devido aos seus benefícios. Dentre esses benefícios a elasticidade se destaca. A elasticidade é uma característica chave para a computação em nuvem que permite que recursos computacionais sejam alocados dinamicamente. Aplicações distribuídas podem tirar proveito da elasticidade para garantir os seus requisitos de distribuição, como a escalabilidade por exemplo. Porém, desenvolver aplicações distribuídas em nuvem que se beneficiem dos serviços de elasticidade é uma tarefa complexa, exaustiva e propensa a falhas. De fato, as implementar exige mais conhecimento do desenvolvedor impedindo que eles se concentrem exclusivamente na lógica de negócio. Realizar a elasticidade implica em gerenciar tanto a aplicação quando os recursos computacionais e para isso é necessário desenvolver um mecanismo automático para esse gerenciamento. Neste trabalho é apresentado um mecanismo para gerenciamento de elasticidade.  A abordagem aqui proposta de gerenciamento da elasticidade é uma abordagem voltada para o tempo de resposta das aplicações. O que o gerenciador faz é manter sempre o tempo de resposta em um nível aceitável e estável. Ele faz isso através da verificação do tempo de resposta das aplicações rodando nas VMs, caso um tempo esteja fora do padrão pré estabelecido o gerenciador vai tomar as devidas providencias para encaixar novamente esse tempo de resposta em um nível aceitável. O protótipo desenvolvido será submetido a avaliações experimentais para a sua validação.

=============================================================================

Nome: Daniel Duarte Alves

Orientador: Patrick Henrique da Silva Brito

Título: Estudo de interface e elaboração de diretrizes voltadas à acessibilidade de usuários surdos.


Banca Examinadora: Alexandre Barbosa, Anderson Vitorino


Data da apresentação: 30/05/2018, horário a definir.

Resumo:

Projetar interfaces que sejam acessíveis para pessoas surdas deve ir além da preocupação com o uso dos sons e legendas. Um ambiente verdadeiramente acessível precisa considerar a visão de mundo e as nuances linguísticas, culturais e biológicas dessa parcela da população, que utiliza diariamente interfaces que nem sempre lhes são compreensíveis ou acessíveis. Nesse sentido, este trabalho visa investigar os fatores que impactam diretamente na Interação Humano-Computador para um usuário surdo, a fim de elaborar diretrizes que possam guiar a construção de interfaces mais acessíveis. Devido à inviabilidade de tempo para aprovação no comitê de ética, a avaliação da interface criada seguiu uma abordagem qualitativa, realizada pelo próprio autor.

Palavras chave: IHC, surdos, acessibilidade

=============================================================================

Nome: Silvania Umbelino dos Santos Silva

Orientador: Thiago Bruno Melo de Sales

Título: Multi Donation – Uma Plataforma Inteligente para ajudar no processo de Doações.

Data da Apresentação: 18/04/2018, horário a definir.

Banca Examinadora: a definir.

Resumo:

As redes sociais têm ganhado destaque nos últimos anos devido à facilidade de interação proporcionada aos seus usuários. A criação de aplicativos sociais tem ganhado força devido a esse acontecimento, tornando-se assim um meio  atraente, expandindo as diversas formas entre membros de uma rede social. O trabalho proposto faz uma breve abordagem sobre a doação de vários produtos em uma mesma plataforma e mostra como a mesma pode facilitar a forma como produtos de muitas necessidades no cotidiano das pessoas podem ser facilmente armazenados em um banco de dados e acessados por quem precisa, bem como a arquitetura de plataformas e dos aplicativos sociais atualmente existentes. Por fim, apresenta as características e funcionalidades do protótipo desenvolvido, o qual possibilitará que membros de uma rede social possam doar ou localizar outros usuários ou grupos de usuários que estejam dispostos a doar algum tipo de produto específico. 

=============================================================================

Nome: Kassio Ferreira Santos

Orientador: Rômulo Nunes; Marcelo Almeida

Título: Busca de conhecimento na base de dados de serviços do nti arapiraca utilizando mineração de dados

Data da Apresentação: 31/05/2018, horário a definir.

Banca Examinadora: a definir.

Resumo:

Podemos notar atualmente que os dados hoje em dia podem informar mais do que imaginávamos se analisados profundamente. Os objetivos com esta análise são os mais variados possíveis, acontecimentos recentes mostram o poder das informações que podem ser extraídas em dados para determinado objetivo, com este processo. E para fazer esta análise nos dados, umas das formas é através da Mineração de dados, onde após a aplicação de técnicas algorítmicas são gerados padrões que podem oferecer uma forma de conhecimento. Nesse contexto, esta pesquisa buscou trabalhar a mineração de dados na base de serviços do NTI Arapiraca, utilizando a ferramenta Weka para aplicar os algoritmos de mineração. E para guiar esta análise até os objetivos, o processo de KDD foi utilizado, formado por etapas que começa desde o acesso aos dados até seu armazenamento, e a mineração é uma de suas etapas mais conhecida. Outras etapas do KDD se diz respeito a preparação dos dados que neste trabalho utilizou a ferramenta PDI para esta atividade. Com isso a partir das tarefas de Associação e Clusterização junto aos algoritmos Apriori e K-means respectivamente, se pode encontrar relações entre os dados dos chamados.

=============================================================================

Nome: Reuel Barbosa Caetano

Orientador: Rodolfo Carneiro Cavalcante

Título: Simulador de Evasão de Pessoas em Ambientes Fechados Baseado em Sistemas Multiagentes 

Data da Apresentação: 30/05/18, horário a definir.

Banca Examinadora: A definir

Resumo: Com o setor de edificações em alta e mercado aquecido, tem-se construído muito nos últimos anos, e os projetistas precisam desenvolver ambientes com infraestrutura adequada, considerando certas medidas de segurança, dentre elas saídas de emergências apropriadas para garantir um fluxo de evasão aceitável. Com este trabalho buscamos desenvolver um simulador de evasão com o objetivo de analisar o comportamento de pessoas através de agentes inteligentes evadindo de ambientes fechados após um início de pânico, retornando tempo de evasão dos agentes, número de baixas, bem como definir se certo local é adequado ou não em suas atuais condições de instalação e infraestrutura para que o projetista possa fazer tomada de decisão.


=============================================================================

2017.1


Nome: José Kleverton Yvens Oliveira

Orientador: Patrick Henrique da Silva Brito

Título: Model-View-Presenter-Controller: proposta e avaliação de um novo padrão arquitetural de software.

Data da Apresentação: 19/12/2017, 9h.

Banca Examinadora: Elthon Oliveira; Rodolfo Carneiro.

Resumo:

O processo de desenvolvimento de software conta com uma série de etapas importantes, sendo uma delas o projeto de arquitetura de software, o qual trata de um conjunto de decisões que possuem relação direta com a estrutura do sistema. Uma dessas decisões se refere a escolha do padrão arquitetural de software a ser utilizado, sendo este caracterizado como uma solução que se mostrou bem-sucedida para projetos anteriores com a função de descrever o modelo organizacional do sistema, de forma a atender as necessidades do projeto. Contudo, em virtude do alto fluxo vinculado ao desenvolvimento de novos projetos, novas demandas de projeto vão surgindo, ocasionando a necessidade de criação de novos padrões arquiteturais e/ou a atualização por parte de padrões já existentes, como forma de suprir tais demandas. Combinando essas ideias, surgem os padrões arquiteturais derivados, que buscam trazer melhorias em determinados aspectos do projeto com relação aos padrões dos quais derivam, proporcionando um aumento na qualidade do software. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo promover o desenvolvimento de um novo padrão arquitetural de software heterogêneo, batizado como Model-View-Presenter-Controller (MVPC), criado a partir da junção dos padrões Model-View-Controller (MVC) e seu derivado Model-View-Presenter (MVP), realizando a implementação desse novo padrão no contexto da criação de um sistema que implementa uma lista de compromissos (ToDo List), além de implementar o mesmo sistema utilizando o padrão MVP, a fim de realizar a comparação entre ambos os padrões em busca de avaliar o impacto gerado na qualidade do software a partir da criação desse novo modelo.

=================================================================================

Nome: Cloves Oliveira dos Santos

Orientador: Rômulo Nunes de Oliveira

Título: Módulo de Gerenciamento de Monitoria e Tutoria para Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca

Data da Apresentação: 19/12/2017, 10h

Banca Examinadora: Deive Fabian Valeriano Gomes; Alexandre de Andrade Barbosa

Resumo:

Com a evolução das Tecnologias da Informação (TI), adotar sistemas nas organizações tem sido uma prática cada vez mais comum, sejam públicas ou privadas. Seu uso garante que os objetivos organizações possam ser atingidos com maior eficiência, reduzindo tempo e recursos. Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de Arapiraca, há setores que podem usufruir das tecnologias da informação para otimizar a execução de suas atividades internas. Um desses setores, é o da Coordenação de Monitoria, pois esse conta com poucas tecnologias capazes de automatizar seus processos internos. Com essa problemática em mente, uma solução foi desenvolver um sistema para automatizar seus processos e, durante o desenvolvimento, as práticas metodológicas seriam baseadas nos princípios e valores do manifesto ágil sem se prender as regras de uma metodologia específica. Além disso, a definição das tecnologias a serem utilizadas levou-se em consideração tanto a familiaridade com o projeto Universidade Digital (UD), quanto pela linguagem de programação e framework utilizado no mesmo. Partindo disso, a linguagem utilizada ficou sendo Python, versão 2.7, com o framework OpenERP, versão 7. Isso para garantir que o módulo a ser desenvolvido fosse compatível e integrável tanto com o sistema principal (núcleo), quanto com os outros módulos.

=================================================================================

Nome: Fillipe dos Santos Silva

Orientador: Raquel da Silva Cabral

Título: Vehicle networks modeling based on temporal complex networks

Data da Apresentação: 14/12/2017, 10h.

Banca Examinadora: Thiago Bruno Melo de Sales (UFAL/Arapiraca); André Luiz Lins de Aquino (UFAL/IC)

Resumo: Vehicular ad hoc networks shows non-trivial topological features, with connection patterns between their elements that involve dynamic growth over time. In this work, we use techniques and measures of Complex Networks to characterize Vehicle Networks. We evaluate the behavior of static and temporal centrality measures applied in vehicular environments. The results reveal density variations of the centrality measures when applied in the network with or without the temporal aspects. The temporal edges detail with more precision the shortest paths and connections between nodes, unlike the aggregate model, that does not contemplate the dynamic aspect of these networks.

=================================================================================

Nome: Arthur Max Cavalcante Rocha

Orientador: Rodolfo Carneiro Cavalcante

Título: Redes Neurais Aplicadas a Previsão de Séries Temporais Financeiras: Um estudo comparativo

Data da Apresentação: 19/12/2017, 11h

Banca Examinadora: Elthon Allex da Silva Oliveira e Rômulo Nunes de Oliveira

Resumo:

O mercado financeiro possui um papel de fundamental importância para a organização socio-econômica dos países modernos. O mesmo é um sistema complexo e influenciado por diversos fatores. Dado que o mercado financeiro tem o comportamento de uma série temporal, é possível analisá-lo de forma a maximizar lucros. Uma série temporal é uma coleção observações feitas sequencialmente ao longo do tempo. Exemplos comuns de séries temporais são: quantidade de chuva ao longo dos meses, valores de abertura e fechamento de ações no mercado financeiro, taxa de câmbio, taxa de vendas de uma determinada empresa, etc. A partir da análise histórica destes dados é possível inferir um comportamento futuro do fenômeno analisado. E boas previsões são importantes em várias áreas, científica, econômica, financeira e industrial. Ainda sobre essas séries é possível verificar padrões de comportamento, anomalias e relação entre variáveis. Neste trabalho, são investigadas algumas técnicas de previsão de séries temporais baseadas em aprendizagem de máquina. Os modelos investigados serão utilizados para prever o valor de abertura e fechamento de algumas ações do mercado de ações brasileiro. As técnicas de aprendizagem de máquina investigadas são redes neurais do tipo Extreme Learning Machine (ELM) e Multilayer Perceptron (MLP).

=================================================================================

Nome: Anderson Felipe Ferreira e Silva

Orientador: Alexandre de Andrade Barbosa

Título: Noise Traffic Light, Um Analisador De Ruídos Para Ambientes Educacionais: Um Estudo De Caso Na Biblioteca Da Universidade Federal De Alagoas Campus Arapiraca

Data da Apresentação: 18/12/2017

Banca Examinadora: Mario Hozano; Bruno Rafael (IC)

Resumo:

O nível de ruído, quando em excesso, causa além do incômodo, problemas de concentração, rendimento, alterações no humor e diminuição da qualidade de vida. Em ambientes de ensino como escolas e universidades, é de extrema importância que esses estejam adequadamente adaptados quanto aos níveis de ruídos máximos permitidos à sua função, de modo a causar o mínimo de desconforto possível. Neste trabalho, foi averiguado os níveis de ruídos no ambiente da Biblioteca da Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca com a finalidade de alertar e tentar reduzir os níveis de ruídos no ambiente de forma automática e com isso proporcionar um melhor conforto acústico aos usuários.

=================================================================================

Nome: Roberto Bartolomeu Fragoso Neto

Orientador: Alexandre de Andrade Barbosa

Título: Interface Para Um Ambiente Virtual De Aprendizagem Focado Em Programação

Data da Apresentação: 18/12/2017

Banca Examinadora: Mario Hozano; Bruno Rafael (IC).

Resumo:

Alunos que iniciam os estudos na área da computação possuem grandes dificuldades nas disciplinas introdutórias de programação, aumentando consequentemente o índice de reprovações e desistências. As disciplinas introdutórias a programação tem como principal fonte de avaliação a forma prática, onde cada aluno irá submeter um algoritmo para resolução de determinado problema, a correção desse modo avaliativo se torna cansativo para o professor, pois a correção por muitas vezes é complexa e individual para cada aluno. Tendo em vista o problema descrito, neste trabalho foi proposta uma interface para um Ambiente virtual de aprendizagem(AVA) focado em programação, pois os AVAs existentes atualmente não possuem interfaces e ferramentas implementadas unicamente para a área de programação.

=================================================================================

Nome: Hugo Hernani

Orientador: Alexandre de Andrade Barbosa

Título: Comparação de algoritmos de agrupamento tendo como domínio a distribuição de grupos para assessoramento de alunos

Data da Apresentação: 20/12/2017

Banca Examinadora: Não definida.

Resumo:

Disciplinas de programação constituem a base nas grades curriculares de cursos como Ciência da Computação, tanto em contexto nacional como em contexto internacional. Desta forma, professores e pesquisadores têm investigado a criação de ambientes que incentivam e auxiliam alunos no processo de aprendizado, considerando o monitoramento e gerenciamento de conteúdo usado em avaliações aplicadas nessas disciplinas. Nas disciplinas de programação as atividades práticas, ou seja, de codificação são bastante comuns. Além do tempo necessário para elaboração delas, o professor também necessita disponibilizar tempo para poder analisar as submissões de respostas às atividades propostas. Com turmas relativamente grandes esse processo se torna muito dispendioso. Neste trabalho, portanto, é proposta a análise de dois algoritmos de agrupamento (ou ​ clustering ​ ) conhecidos por ​ K-means e ​ Optics, de tal forma que seja possível identificar qual deles melhor se adapta ao contexto em questão.

=================================================================================

Nome: Everton Alves Silva

Orientador: Alexandre de Andrade Barbosa

Título: Comparação de algoritmos de clustering no auxílio à avaliação em disciplinas de programação

Data da Apresentação: 20/12/2017

Banca Examinadora: Não definida.

Resumo:

As disciplinas de programação abordam um dos conceitos básicos da área de computação. O ensino nessas disciplinas geralmente segue a estratégia conhecida como learning by doing, onde primeiro são apresentados conceitos e regras de programação seguidos por exercícios para fixar o conteúdo. Neste trabalho, foram comparados dois algoritmos de clustering, k-means e DBSCAN, como forma de agrupar soluções no auxílio a avaliação em disciplinas de programação.

=================================================================================

Nome: Dênis da Silva Rodrigues

Orientador: Thiago Bruno Melo de Sales; Almir Guimarães

Título: Análise De Desempenho E Dependabilidade Em Redes Convergentes

Data da Apresentação: Não definida.

Banca Examinadora: Não definida. 

Resumo: Nos dias atuais a utilização de redes convergentes é uma realidade, a possibilidade de integrar voz e dados em uma única infraestrutura de rede, traz consigo vantagens significativas em relação a redução de custos com comunicação.Empresas de médio e grande porte utilizam dos serviços VoIP para reduzir custos com comunicação a longa distância e aumentar ainda mais suas margens de lucro, com a expansão destes serviços, faz-se necessário analisar a qualidade da transmissão estabelecida afim de investigar possíveis fatores que podem levar a dificuldades em estabelecer uma comunicação eficiente ainda mais por um meio não confiável como é o caso da internet, trazendo grandes prejuízos aos negócios . Nesse estudo buscou-se identificar possíveis causas e parâmetros capazes de influenciar desfavorável mente na comunicação, estabelecendo então soluções capazes de diminuir os riscos, provendo assim uma rede que atenda melhor as demandas necessárias, combinando as métricas de qualidade e disponibilidade afim de atingir níveis mais confiáveis de eficiência e planejamento da rede.

=================================================================================

Nome: José Luiz Matias da Silva

Orientador: Elthon Alex

Titulo: Desenvolvimento De Aplicativo Online Para Publicizar Informações De Plantas Contidas No Herbário Da Universidade Federal De Alagoas – Campus Arapiraca

Data da Apresentação: 15/12/2017

Banca Examinadora: Não definida.

Resumo:

Herbarios são estruturas indispensáveis em Universidades, já que nestes ambientes são armazenados exemplars de plantas chamadas exsicatas, estas são plantas secas, catalogadas e limpas regurlarmente por bolsistas do herbario. Por vezes os dados contidos no herbario são mantidos em livros e agendas, tornando a probabilidade de acidentes acotecerem e estes dados pederem-se muito maior, partindo dai, este trabalho desevolveu-se. Objetivando principalmente o desenvolvimento de uma aplicação para publicização dos dados contidos no herbário da Universidade Federal de Alagoas – campus Arapiraca, o trabalho seguiu padrões já estabelecidos pelos profissionais responsaveis pelo local, já que diferentemente de outros locais onde os arquivos existem apenas no “mundo real” já existiam planilhas que eram alimentadas com dados das mais de 5 mil exsicatas existentes no herbario da Universidade Federal de Alagoas – campus Arapiraca.
 

=================================================================================

Nome: Eric Macedo Cabral

Orientador: Patrick Brito 

Título: FRAMEWORK PARA GERAÇÃO DE ANIMAÇÕES VETORIAIS DA LIBRAS

Data da Apresentação: 19/12/2017, 10h

Banca Examinadora: Rodolfo Carneiro; Fabiane de Queiroz

Resumo: 

Os dados levantados pelo censo do IBGE de 2010 tornaram público que 45,6 milhões de pessoas no Brasil possuem alguma forma de deficiência. Desses 45,6 milhões, cerca de 9,6 milhões possuem alguma condição auditiva adversa. E desses 9,6 milhões, pelo menos 300 mil possuem surdez severa e profunda. A inabilidade de comunicar-se causa uma série de consequências psicológicas e cognitivas na vida do surdo, este isola-se por não poder compreender ou ser compreendido. O surgimento das línguas de sinais mudou esta realidade, os surdos passaram a ter uma melhor forma de comunicar-se e de produzir conhecimento. Porém, o meio digital ainda mostra-se como mais uma barreira a ser transposta, pois apesar de existirem tecnologias de acessibilidade, estas ainda não são eficientes e práticas o bastante para tornar o meio digital um ambiente amigável para deficientes. As soluções existentes não são práticas ou otimizadas, frequentemente são serviços de exibição de vídeos que demandam muito processamento e uma infraestrutura de grande porte de armazenamento e de distribuição para oferecer o serviço com uma qualidade razoável. Tendo em vista as dificuldades na produção de conteúdo digital acessível a deficientes auditivos, foi desenvolvido um framework multiplataforma que tem o objetivo de tornar o processo de criação e execução de sinais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) um processo mais completo, prático, otimizado e portável para qualquer ambiente virtual sem a demanda de grandes infraestruturas ou grandes espaços de armazenamento.

=================================================================================

Nome: Jayane Vieira Silva Fernandes.

Orientador: Rômulo Nunes de Oliveira.

Título: GELOG: ferramenta para gerar exercícios sobre a Lógica Proposicional.

Data da apresentação: 20/12/2017, 11h

Componentes da banca: Ítalo Carlo Lopes Silva; Elthon Allex da Silva Oliveira

Resumo: 

A Lógica é fundamental na construção e fundamentação do conhecimento, direcionando o indivíduo ao raciocínio coerente. Na Universidade Federal de Alagoas(UFAL), Campus Arapiraca, no curso de Ciência da Computação é perceptível a dificuldade que alguns alunos possuem nas disciplinas que necessitam do raciocínio lógico. Os recursos computacionais têm sido grandes aliados no processo educacional, buscando auxiliar e dinamizar a aprendizagem. Com o objetivo de influenciar os alunos a absorver os conteúdos por meio da prática de exercícios e auxiliar o professor trazendo um método complementar para as disciplinas que trabalham com a Lógica Formal Proposicional, o presente trabalho propõe a implementação de uma ferramenta que gere exercícios lógicos de acordo com os critérios estabelecidos pelo usuário e permite a caracterização das questões de acordo com o nível de complexidade.


=================================================================================

Nome: Olival Paulino dos Santos Neto 

Orientador: Rômulo Nunes de Oliveira

Título:  Uma solução com Algoritmos Genéticos para o problema da entrega de lanches em domicílio na cidade de Palmeira dos Índios-AL.

Data: 19/12/17, 8h. 

Banca Examinadora: Rodolfo Carneiro Cavalcante; Mário Hozano Lucas de Souza

Resumo: 

Este trabalho apresenta o software RotaGenética, que mostra uma solução baseada em Algoritmos Genéticos para o Problema do Caixeiro Viajante (PCV). Este software é um produto para as empresas de entrega de lanches em domicílio da cidade de Palmeira dos Índios – AL. Os objetivos alcançados ao longo deste trabalho envolvem o levantamento dos trabalhos já publicados acerca de entrega de lanches, otimização e busca de rotas, aplicação do Problema do Caixeiro Viajante em conjunto com os Algoritmos Genéticos e desenvolvimento mapa digital do bairro Centro da cidade para que fosse possível utilizar a maior quantidade de variáveis que permitisse identificar as melhores rotas de entrega.

Ċ
Thiago de Sales,
30 de nov. de 2017 11:03
Comments